Seja bem-vindo !!!

Seja bem-vindo !!!

domingo, 18 de fevereiro de 2018

Airmid – A Deusa das Ervas e Cura

                        

                      
                                  Airmid – A Deusa das Ervas e Cura

Airmid ou Airmeith é uma antiga deusa celta, a Senhora das Ervas e da Cura.

Airmid, Filha de DianCecth (avõ de Lug) , é uma das mais antigas Deusas dos Tuatha de Dannan, ela é a detentora de todo o conhecimento sobre os poderes das Ervas e das Plantas.

Dizem as lendas celtas, que quando o seu irmão Miach foi assassinado pelo próprio pai, Airmid chorou tanto pela tragédia que sucedera que as suas lágrimas deram origem a 365 ervas diferentes em volta do túmulo do irmão.

A Deusa colheu, estudou e catalogou cada erva e guardou-as no seu manto, levando-as sempre consigo para que pudesse curar aqueles que necessitavam. Porém, Dian Cecth, seu Pai, revoltado por não se poder redimir, mandou o seu manto ao chão e misturou todas as ervas para que os Homens não pudessem receber a Cura daquelas Ervas Sagradas.

Apesar das atitudes do pai, Airmid ajudou-o a criar a Fonte Sagrada da Cura com todas as ervas, desta vez colhidas por eles pelas terras de Erin. 

Junto com os irmãos, Airmid curava os guerreiros feridos na batalha dos Tuatha de Dannan na Fonte da Cura, conhecida como Tiobraid Slane.


Dias especiais para a deusa Airmid      



27 de julho - Na Irlanda, este é um considerado muito favorável à colheita de ervas curativas. Homenageia-se Airmid, a deusa da cura e da magia, guardiã da fonte sagrada da saúde. 


As pessoas vão em peregrinação para as fontes sagradas e oram em prol de sua cura, amarrando pedaços de suas roupas ou fitas coloridas nas árvores que circundam as fontes.

3 de dezembro - Antiga comemoração de Airmid, a deusa irlandesa da cura. Embora pouco conhecida, Airmid era uma famosa curandeira, utilizando ervas e pertencia aos Tuatha de Danaan, grupo de divindades pré-celtas. 

Ela surgia vestida com um manto coberto de ervas e protegia todos aqueles que as utilizavam em curas.Celebrá-la neste dia afasta os males físicos e espirituais, e traz boas vibrações e saúde.

 Acenda uma vela verde e um incenso herbal. Feche os olhos e, sentindo o aroma do incenso, invoque a Deusa Airmid e peça-lhe que sua companhia esteja sempre com você.

Airmid, Senhora das ervas da cura
Que sua presença eu sinta agora
Abençoe estes ramos de ervas,e leve a doença embora"

Ó deusa dos homens, ó deusa das mulheres,
tu, cujo desígnios ninguém pode compreender,
Onde olhas com compaixão o morto vive outra vez,
o doente é curado, o aflito é salvo de sua aflição.

Eu, teu servo, pesaroso, em suspiros
e em angústia, te imploro.
Considera-me, ó minha senhora,
e aceita a minha súplica.
Compadece-te de mim e ouve a minha oração!

Grita para mim "Basta!" e deixa que
o teu espírito seja apaziguado.
Por quanto tempo irá meu corpo, que está cheio
de inquietação e confusão, lamentar?

Guia meus passos na luz, que entre os homens
eu possa gloriosamente procurar o meu caminho!
Deixa minha oração e minha súplica chegar a ti,

E deixa tua grande compaixão cair sobre mim,
Para que aqueles que para mim olharem,
possam exaltar o teu nome,
E que eu possa glorificar a tua divindade
E o teu poder diante da humanidade!

Um comentário: